O Brasil acumulou nos primeiros cinco meses do ano um total de 2,721 biliões de dólares (cerca de 13 biliões de reais). O volume é 35,9% maior do que o obtido no mesmo período do ano passado, segundo anúncio feito pela ministra do Turismo brasileira, Daniela Carneiro.
De acordo com a ministra, o Brasil recebeu 2,97 milhões de turistas internacionais nos cinco primeiros meses de 2023. O número é 108% maior do que o registado de janeiro a maio do ano passado. Para ela a nova imagem do país no mundo contribuiu significativamente com a nova situação.
Segundo o Ministério do Turismo, o mês de maio foi um dos destaques: mais de 292,3 mil pessoas visitaram o país, o que representa um aumento de 44,5% em relação ao mesmo mês em 2022.
A maior parte dos turistas internacionais veio da Argentina (1,24 milhão), dos Estados Unidos (271,1 mil) e do Paraguai (215,5 mil). Juntos, os turistas dos três países formam quase metade dos estrangeiros que visitaram o Brasil. Entre os dos cinco primeiros, aparecem ainda o Chile (197,8 mil) e o Uruguai (184,9 mil).
Os destinos mais procurados no Brasil foram: Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, os números refletem as mudanças políticas que ocorrem no país. “Temos registado recordes na entrada de visitantes internacionais, [o que é] fruto de diversas ações do governo, como a reaproximação do Brasil com o mundo e a nova imagem do país perante a sustentabilidade e a preservação ambiental. “
Segundo ela: “Isso tem nos consolidado como um destino promissor, oferecendo uma experiência única e inesquecível aos visitantes de todas as partes do mundo”, referiu.
O reflexo sobre a movimentação da economia com o turismo também mostram crescimento. Só em maio, foram 567 milhões de dólares, considerado o maior volume para o mês da série histórica. No ano passado, o valor gasto pelos turistas em maio havia sido de 373 milhões de dólares.
Carlos Vasconcelos – Correspondente