Brasil oficializa Programa Rotas de Integração Sul-Americana

O Governo do Brasil oficializou a criação do Programa Rotas de Integração Sul-Americana, através de uma portaria publicada esta terça-feira em Diário Oficial. A iniciativa pretende planear e articular políticas públicas para reforçar a integração da infraestrutura física, digital, social, ambiental e cultural entre os países da América do Sul.

Coordenado pelo Ministério do Planeamento, liderado por Simone Tebet, o programa visa apoiar a implementação de projetos de integração regional no território brasileiro, promover a articulação com governos sul-americanos e organismos internacionais e consolidar parcerias para estudos técnicos e investigação aplicada.

O programa está estruturado em redes de infraestrutura com foco na multimodalidade de transportes, integração energética e digital, bioceanidade e dinâmicas fronteiriças. Estas redes organizam-se em cinco rotas estratégicas: Ilha das Guianas, Amazónica, Quadrante Rondon, Bioceânica de Capricórnio e Bioceânica do Sul, ligando diferentes regiões do Brasil a países vizinhos e aos oceanos Atlântico e Pacífico.

O Rotas seguirá princípios de boa governação, transversalidade e responsabilidade socioambiental, alinhando-se com as decisões da Comissão Interministerial para a Infraestrutura e o Planeamento da Integração da América do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Argentina: Tribunal reconhece peixes dourados como seres sencientes em decisão inédita

Um tribunal da Argentina reconheceu dois peixes dourados...

0

Brasil: Cafés produzidos por mulheres do Cerrado Mineiro chegam ao mercado chinês

Cafés especiais produzidos por mulheres da região do...

1

Brasil, Argentina, Paraguai e Chile assinam acordo histórico para integração aérea

Num passo histórico para a aviação na América...

0