Brasil: Operação Mercado de Pandora desmantela fraude fiscal milionária no comércio eletrónico

A Operação Mercado de Pandora, deflagrada em quatro estados brasileiros, desarticulou uma organização criminosa responsável por um esquema de fraude fiscal e sonegação de impostos no comércio eletrónico. A ação ocorreu em Alagoas, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Foram cumpridos 15 mandados de prisão preventiva e 44 de busca e apreensão, além do bloqueio judicial de bens e valores de 38 pessoas físicas e 31 jurídicas.
O fisco estadual estima que a sonegação ultrapasse os 45 milhões de reais, enquanto os ativos congelados chegam a 227,6 milhões de reais. Durante as diligências, um indivíduo foi preso em flagrante por porte de munições de calibre restrito e de um simulacro de arma de fogo.

Segundo as investigações conduzidas pelo Ministério Público de Santa Catarina, o grupo usava empresas de fachada — conhecidas como “noteiras” — para emitir notas fiscais eletrónicas fictícias, facilitando a venda de smartphones em marketplaces sem o devido recolhimento de impostos.
Quando as operações atingiam grandes volumes, as empresas eram desativadas e substituídas por novas, num ciclo que gerava concorrência desleal no setor varejista.

O Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), do MJSP, foi responsável por rastrear ativos digitais utilizados na lavagem de dinheiro, através do Núcleo de Operações em Criptoativos.

O nome da operação faz referência ao mito da Caixa de Pandora, numa alusão a um mercado aparentemente legítimo que escondia graves ilícitos fiscais e patrimoniais.

As investigações permanecem sob sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas mediante autorização judicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: Especialistas defendem regras para expandir os data centers de IA

Foto: Ton Molina/Agência Senado Especialistas ouvidos no dia...

0

Brasil: SUS inaugura central que monitoriza em tempo real doentes em seis UCI à distância

O Ministério da Saúde do Brasil apresentou, a...

0

Brasil: Mais de 32 mil pessoas estiveram presentes no “4.º Fliparacatu”

Fotos oficiais Fliparacatu 2026 O “4.º Fliparacatu” –...

0