Brasil: Petrobras atinge 800 mil milhões de reais em valor de mercado e bate recorde na Bolsa

A petrolífera brasileira Petrobras atingiu, pela primeira vez, os 800 mil milhões de reais em valor de mercado, no fecho da sessão de 14 de outubro de 2026, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O novo máximo histórico prolonga a valorização registada ao longo do ano, durante o qual as acções preferenciais subiram cerca de 100% e as ordinárias aproximadamente 110%.

A presidente da empresa, Magda Chambriard, atribuiu o desempenho aos resultados alcançados e à capacidade da companhia para gerar valor. Na sessão de quarta-feira, as acções preferenciais avançaram 2,22%, enquanto as ordinárias valorizaram 1,94%. A evolução foi impulsionada pelo contexto internacional dos preços do petróleo e por notícias positivas relacionadas com a actividade da empresa.

Entre os factores que contribuíram para a valorização estão os acordos relativos às jazidas partilhadas de Berbigão e Sururu, na Bacia de Santos, assinados com as parceiras Shell, TotalEnergies e Petrogal. Nos termos dos acordos, a Petrobras deverá receber cerca de 859 milhões de dólares líquidos, até Novembro de 2026.

Os resultados operacionais também sustentam o desempenho da petrolífera. No segundo trimestre de 2026, a produção própria de petróleo no Brasil atingiu 2,7 milhões de barris por dia, um aumento de 15% face ao período homólogo de 2025. No primeiro semestre, o lucro líquido totalizou 85,1 mil milhões de reais, mais 37,6% do que nos primeiros seis meses do ano anterior.

A empresa tem igualmente reforçado a produção de combustíveis e avançado na diversificação da actividade, com aposta em produtos sustentáveis, fertilizantes nitrogenados e na retoma de unidades industriais. O novo recorde surge menos de duas semanas depois de a Petrobras ter ultrapassado os 700 mil milhões de reais em valor de mercado, a 3 de Outubro, num movimento associado, entre outros factores, ao anúncio de uma descoberta de petróleo em águas ultraprofundas na Bacia da Foz do Amazonas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Macau e Brasil reforçam cooperação financeira para aproximar a China dos países lusófonos

A Autoridade Monetária de Macau e a Associação...

0

Brasil aprova redução da semana de trabalho para 40 horas e fim da escala 6×1

O Senado brasileiro aprovou, a 14 de outubro,...

0

Brasil: Segunda volta entra na reta final com Flávio Bolsonaro e Lula “tecnicamente próximos”

A eleição presidencial brasileira entrou na reta final...

0