Brasil pode acionar Lei de Reciprocidade contra tarifas dos EUA

O governo brasileiro prepara-se para aplicar a Lei de Reciprocidade Económica em resposta à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil.

A medida foi anunciada no dia 9 de julho e entra em vigor a partir de 1 de agosto. Em reação, o vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que a regulamentação da lei será feita por decreto até terça-feira (15), com o objetivo de proteger a competitividade internacional do Brasil.

Sancionada em abril, a Lei de Reciprocidade permite ao Brasil suspender concessões comerciais, investimentos e compromissos relativos a propriedade intelectual quando outros países impõem medidas unilaterais que prejudiquem a economia brasileira.

Alckmin destacou ainda a importância da previsibilidade nas relações econômicas e lembrou que há forte integração produtiva entre os dois países, especialmente no setor siderúrgico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: Desmatamento cai ao nível mais baixo desde 2019, mas ainda supera 985 mil hectares em 2025

O desmatamento no Brasil registou em 2025 o...

0

Brasil: Gastos de turistas estrangeiros sobem 9,5% em 2026

Os gastos de turistas internacionais no Brasil cresceram...

0

Portugal: “Acordo Mercosul-UE”, inovação e tecnologia serão alguns dos temas em destaque durante “FICOMEX 2026”

Informações avançadas pelos responsáveis pela “FICOMEX 2026” dão...

0