Brasil: Polícia Federal realiza operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil na Paraíba

A Polícia Federal do Brasil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9), a Operação Guardião Digital IV, com o objetivo de combater crimes relacionados ao armazenamento de conteúdos de abuso sexual infantojuvenil.

A ação ocorreu na cidade de João Pessoa, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Estadual da Paraíba. Além disso, foi autorizada a quebra do sigilo telemático do investigado, medida que permite o acesso a dados digitais relevantes para o avanço das investigações.

Segundo a Polícia Federal, a operação visa reprimir práticas criminosas que envolvem a posse e armazenamento de imagens e vídeos de violência sexual contra crianças e adolescentes. As autoridades destacam que, embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a terminologia mais adequada adotada internacionalmente é “abuso sexual de crianças e adolescentes”, por refletir melhor a gravidade desses crimes.

A corporação reforçou ainda a importância da prevenção, orientando pais e responsáveis a acompanharem de perto o uso da internet por menores. O incentivo ao diálogo aberto e à denúncia de comportamentos suspeitos são apontados como medidas essenciais para a proteção de possíveis vítimas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: SUS vai reforçar oferta de medicamentos para doença de Crohn, uveítes e outras doenças

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai passar...

0

Ásia manifesta interesse em projectos de infra-estruturas do Brasil

A missão do Brasil à China e a...

0

Brasil promove audiência pública para preparar decreto presidencial de indulto de 2026

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária...

0