O governo brasileiro pretende aprofundar a cooperação com os Estados Unidos na área da segurança e do combate ao crime organizado, mesmo após a decisão de Washington de classificar as organizações Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) como grupos terroristas.
A medida, anunciada pelo governo norte-americano, implica que passa a ser ilegal prestar apoio material a estas organizações sob jurisdição dos EUA, aumentando a pressão internacional sobre redes criminosas com atuação transnacional.
Apesar de considerar improvável uma reversão rápida dessa decisão, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva mantém o objetivo de reforçar os canais de diálogo e cooperação já existentes com os Estados Unidos e outros parceiros internacionais.
A estratégia passa pelo reforço da partilha de informação entre autoridades, coordenação de ações e eventual melhoria dos acordos bilaterais de combate ao crime. O Ministério da Justiça está a preparar relatórios sobre o enquadramento legal brasileiro para apoiar futuras decisões políticas nesta área.
O executivo brasileiro também pretende intensificar o discurso público contra o crime organizado e destacar a importância de uma ação coordenada a nível internacional para enfrentar estas redes criminosas.