Os brasileiros que estão na Faixa de Gaza, na fronteira de Israel com o Egito, continuam a aguardar a retirada da área do conflito entre Israel e o Hamas. Apesar da concordância dos egípcios, a autorização para que cruzassem a fronteira ainda não chegou.
São 28 os brasileiros que pediram ajuda para deixar a Faixa de Gaza. Eles estão divididos em dois grupos. Um grupo tem 10 elementos e aguardam em Rafah, local a 1 quilómetro do Egito e o outro grupo, com 18 elementos, está em Khan Yunis, depois de terem sido levados por um autocarro alugado pela Embaixada do Brasil, na Palestina.
O governo brasileiro recebeu também o pedido dos governos do Paraguai, Argentina e a República Dominicana para ajudar a retirar os seus cidadãos de Israel e que desejam voltar aos seus países, ocupando os assentos disponíveis nos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). A possibilidade tem sido debatida na embaixada brasileira, em Tel Aviv.
Inicialmente, não existia a possibilidade de isso acontecer, no entanto, o regresso da normalização das rotas comerciais que descolam do Aeroporto Internacional Ben Gurion, mudou esse panorama. Estima-se que 70% dos voos já foram retomados.
Carlos Vasconcelos – Correspondente