Brasil: Rio de Janeiro inaugura nova sede da Delegacia de Atendimento à Mulher

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil, ampliou a estrutura de resposta à violência contra a mulher com a inauguração da nova sede da Delegacia de Atendimento à Mulher de Campo Grande, na Zona Oeste carioca, conhecido por ser o bairro mais populoso da região e um dos maiores da capital fluminense.

A cerimónia, realizada no dia 11/12, foi conduzida pelo governador Cláudio Castro, que destacou a relevância da iniciativa para fortalecer a rede estadual de proteção. A Deam, criada em 1991, funcionava desde 2015 em Guaratiba e regressa agora ao bairro mais populoso da Zona Oeste, numa nova instalação.

O governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, descreveu o equipamento como parte de uma estratégia transversal do Executivo.

“É uma alegria entregar um equipamento como este. É um passo para colocar a mulher no centro da estratégia governamental. O atendimento é especializado, mas a política para a mulher está presente em todas as áreas do governo”, disse Cláudio Castro.

A unidade integra o conjunto de 15 delegacias especializadas no Estado. Dispõe de salas de depoimento e de uma brinquedoteca destinada a crianças vítimas ou que acompanham as mães. Segundo a Secretaria de Polícia Civil, toda a equipa recebeu formação específica para assegurar atendimento humanizado.

O secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, afirmou que a devolução da delegacia ao bairro representa um marco para a região.

“Estamos a reforçar o compromisso da Polícia Civil no combate à violência contra a mulher. Esta unidade será um porto seguro para as cidadãs da Zona Oeste”, referiu este responsável.

A diretora do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher, delegada Gabriela Von Beauvais, sublinhou que o novo espaço foi pensado para facilitar o acesso das vítimas.

“Estamos a trazer a Deam de volta para um local de fácil acesso, próximo à estação do BRT. Confiem na Polícia Civil. Todos os tipos de violência devem ser registados”, afirmou.

A titular da Deam Campo Grande, delegada Fernanda Caterine, salientou que a unidade funcionará ininterruptamente.

“A Deam está aberta 24 horas por dia. É um lugar seguro de acolhimento e apoio, uma porta de entrada para toda a rede de proteção do Estado”, destacou.

Em paralelo, a Polícia Civil inaugurou em outubro a Deam Zona Sul e avança agora com o projeto da Deam Digital, que pretende ampliar o alcance dos serviços dedicados às mulheres no Rio de Janeiro.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Wagner Lopes vence Globo de Ouro de Melhor Ator e reforça projeção internacional do cinema brasileiro

O filme O Agente Secreto, realizado por Kleber...

0

Iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira reunirá líderes empresariais para discutir o papel do CEO em Lisboa

“A sustentabilidade não é um custo nem um...

0

Brasil: Sistema Único de Saúde terá rede de hospitais inteligentes financiado pelo BRICS

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da...

0