A Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) tornou-se responsável pela “criação e promoção de iniciativas” do G20 África, para a qual criou um “plano estratégico” de “ações das novas posturas do G20 e outras atividades com âmbito nacional e internacional”.
Para estabelecer as ações, a Funcex assumiu o compromisso de “promover parcerias estratégicas com órgãos ou entidades públicas, ou privadas, para alcançar os seus objetivos, visando o fortalecimento das ações do G20, em África, e da COP30, no Brasil”.
O presidente da Funcex, Antonio Carlos da Silveira Pinheiro, designou para CEO do programa G20 África, Paulo Manoel Lenz César Protasio, e também estabeleceu uma equipa multidisciplinar responsável pela implementação das ações do G20 África.
Grupo dos 20
O Grupo dos Vinte, ou G20, nasceu em 1999 em consequência das inúmeras crises económicas no mundo. Para debater sobre os problemas enfrentados, em 2008, aconteceu a primeira reunião de cúpula do grupo, que reuniu chefes de Estado.
Além das questões económicas e financeiras, os 19 países dos cinco continentes, além da União Europeia e da União Africana, integrados ao G20, debatem temas como o do meio ambiente, saúde, agricultura, combate à corrupção, questões energéticas e mudanças climáticas, entre outros.
Os países integrantes do G20, além da União Europeia e da União Africana, são: Brasil, Argentina, México, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália, França, Reino Unido, Austrália, China, Coreia do Sul, Japão, Rússia, África do Sul, Índia, Indonésia, Arábia Saudita e Turquia.
Ígor Lopes