Guterres participará na Cimeira do BRICS no Rio de Janeiro

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, vai marcar presença na 17.ª Cimeira do BRICS, que se realiza no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de julho. A visita oficial começa já no sábado, dia 5, e insere-se num esforço diplomático da ONU para reforçar o papel do multilateralismo em tempos de crescentes tensões geopolíticas.

Guterres foi convidado a intervir numa sessão especial dedicada ao multilateralismo, finanças globais e inteligência artificial, a decorrer no domingo. Já na segunda-feira, o líder das Nações Unidas deverá discursar numa reunião paralela centrada na ação climática, na preparação da COP30 e nas prioridades da saúde global.

A Cimeira do BRICS deste ano contará com chefes de Estado e representantes de 20 países, incluindo membros plenos e parceiros do bloco, que integram o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Entre os temas em debate estão a cooperação económica, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida nos países do Sul Global.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Neuralink – o chip cerebral já permite controlar braços robóticos com a mente

A Neuralink, empresa de Elon Musk, revelou que...

0

Europa acusa Putin de simular vontade de paz após ronda de negociações com enviados dos EUA

A Ucrânia e vários aliados europeus criticaram Vladimir...

0

Brasil e EUA avançam para cooperação contra o crime organizado

O ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad,...

0