Guterres participará na Cimeira do BRICS no Rio de Janeiro

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, vai marcar presença na 17.ª Cimeira do BRICS, que se realiza no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de julho. A visita oficial começa já no sábado, dia 5, e insere-se num esforço diplomático da ONU para reforçar o papel do multilateralismo em tempos de crescentes tensões geopolíticas.

Guterres foi convidado a intervir numa sessão especial dedicada ao multilateralismo, finanças globais e inteligência artificial, a decorrer no domingo. Já na segunda-feira, o líder das Nações Unidas deverá discursar numa reunião paralela centrada na ação climática, na preparação da COP30 e nas prioridades da saúde global.

A Cimeira do BRICS deste ano contará com chefes de Estado e representantes de 20 países, incluindo membros plenos e parceiros do bloco, que integram o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Entre os temas em debate estão a cooperação económica, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida nos países do Sul Global.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Nvidia compra Hugging Face por 12,9 mil milhões de dólares

A Nvidia anunciou a compra da Hugging Face,...

0

Brasil: Embraer entrega 2.000.º jato comercial E-Jet e reforça posição da indústria brasileira na aviação mundial

A Embraer atingiu esta quarta-feira, 2 de setembro,...

0

Tanzânia: Mais de 3000 pessoas beneficiam de atendimento oftalmológico em Tanga

Pelo menos 3.259 moradores de Korogwe, na região...

0