Lula critica tarifas dos EUA e defende decisão do Supremo contra Bolsonaro

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, reagiu este domingo à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos do Brasil, classificando-a como uma medida “política” e “ilógica”. A decisão da administração Trump surgiu após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Num artigo publicado no New York Times, Lula sublinhou que o Brasil está aberto a negociar em prol de benefícios mútuos, mas frisou que a democracia e a soberania nacional “não estão em cima da mesa”.
O chefe de Estado destacou ainda o “orgulho” pela decisão histórica do Supremo Tribunal Federal, que considerou que Bolsonaro tentou permanecer ilegalmente no poder depois de perder as eleições de 2022.

Donald Trump justificou as tarifas com o que descreveu como uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro. Lula rebateu, lembrando que, nos últimos 15 anos, os EUA acumularam um excedente de 410 mil milhões de dólares (474 mil milhões de euros) no comércio bilateral.

Após o veredicto, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou que Washington “responderia de acordo”, declaração que o Itamaraty classificou como uma ameaça inaceitável.

Entretanto, Bolsonaro, em prisão domiciliária desde agosto, saiu pela primeira vez de casa no domingo para um procedimento médico em Brasília, sob forte escolta policial. Recebeu alta poucas horas depois, mas o episódio gerou protestos do seu filho, Carlos Bolsonaro, que acusou as autoridades de excessivo aparato.

A condenação de Bolsonaro, a 27 anos e 3 meses de prisão, ainda não transitou em julgado: o Supremo tem até 60 dias para publicar a decisão, e a defesa prepara recurso. Enquanto isso, apoiantes continuam a pedir “amnistia já” para o antigo presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cientistas descobrem colónia gigante com mais de 5,5 milhões de abelhas escondidas sob cemitério em Nova Iorque

Investigadores da Universidade Cornell descobriram uma gigantesca população...

0

Lisboa: “Brasil Investment Summit” debate oportunidades económicas entre Brasil, Portugal e Mercosul

Imagem: Foto: Centro Cultural de Belém/Visit Portugal/divulgação A...

0

Brasil: Desmatamento cai ao nível mais baixo desde 2019, mas ainda supera 985 mil hectares em 2025

O desmatamento no Brasil registou em 2025 o...

0