O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, telefonou ao Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta quinta-feira (8 de janeiro) para abordar a situação na Venezuela, numa conversa marcada por grande preocupação com a escalada de violência na região.
Segundo nota oficial divulgada pelo Palácio do Planalto, os dois líderes manifestaram “profunda preocupação com o uso da força contra um país sul-americano”, considerando que qualquer intervenção violadora da soberania venezuelana e do direito internacional constitui “um precedente extremamente perigoso para a paz e a segurança regionais e para a ordem internacional”.
Petro e Lula concordaram que a crise deve ser resolvida exclusivamente por meios pacíficos, através de negociação e do respeito à vontade do povo venezuelano, rejeitando intervenções militares ou coercivas.
Durante o telefonema, os Presidentes saudaram o anúncio de libertação de presos feito pela Assembleia Nacional da Venezuela, interpretado como um gesto positivo no caminho para a paz.
O Presidente Lula informou ainda que o Brasil, a pedido venezuelano, está a enviar 40 toneladas de insumos e medicamentos — parte de um total de 300 toneladas arrecadadas — para reabastecer produtos essenciais a centros afetados pelos ataques recentes.