Brasil: Lula participa na Cimeira Amazónica em Bogotá para ações conjuntas na região

O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, participa esta sexta-feira, em Bogotá, na 5.ª Cimeira de Chefes de Estado da Organização do Tratado de Cooperação Amazónica (OTCA), acolhida pelo Presidente colombiano, Gustavo Petro.

O encontro reúne representantes dos oito países amazónicos com o objetivo de consolidar compromissos comuns de proteção da floresta e definir ações estratégicas rumo à COP 30, que terá lugar na Amazónia.

No centro da reunião estará a Declaração de Bogotá, que dará seguimento aos compromissos da Declaração de Belém, assinada em 2023, e que deverá reforçar consensos regionais em torno da luta contra as alterações climáticas, da proteção dos povos amazónicos e do desenvolvimento sustentável. O Brasil apresentará ainda a proposta do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, com capital estimado em 125 mil milhões de dólares, destinado a remunerar países em desenvolvimento pela conservação das suas florestas.

A Cimeira integra dois momentos principais: um Encontro Regional Amazónico, com participação de sociedade civil, povos indígenas e comunidade académica, e uma reunião presidencial privada, seguida da assinatura da Declaração de Bogotá.

Para além da dimensão regional, a visita de Lula reforça também a relação bilateral com a Colômbia, elevada a parceria estratégica em 2024, num contexto em que o comércio bilateral já ultrapassa os três mil milhões de dólares em 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: Meta enfrenta acusações de tratamento desigual nas eleições

A Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp,...

0

Nicarágua: Satélites revelam dois reservatórios de magma sob vulcão perto de dois milhões de pessoas

Cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados...

0

Cuba regista o envelhecimento populacional mais elevado da América Latina

Cuba terminou 2025 com cerca de 9,43 milhões...

0