Rio de Janeiro: Projeto cria diretrizes para a capacitação policial em casos de violência virtual contra mulheres

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, no início de março, o Projeto de Lei 2.997/24, de autoria do deputado Thiago Rangel (Avante), que estabelece diretrizes para a capacitação de profissionais da segurança pública em casos de violência virtual contra mulheres no estado. A proposta ainda precisa passar por uma segunda votação na Casa.

O objetivo do projeto é orientar o treinamento de agentes para oferecer apoio às vítimas e estruturar o atendimento em situações de violência praticada em ambientes digitais.

Entre as diretrizes previstas, estão o cumprimento de tratados, acordos e convenções internacionais ratificados pelo Brasil relacionados ao enfrentamento da violência contra mulheres. O texto também prevê a atuação contra diferentes modalidades de crimes virtuais, como pornografia de vingança, extorsão, estupro virtual e perseguição online.

A proposta estabelece, ainda, a implementação de ações preventivas integradas entre áreas como saúde, educação, assistência social, comunicação, direitos humanos e justiça.

De acordo com o projeto, as despesas decorrentes da execução da norma serão custeadas pelo Fundo Estadual de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, instituído pela Lei 8.332/19.

Segundo o autor da proposta, o aumento do uso da internet e das redes sociais tem ampliado casos de cyberbullying, assédio e difamação contra mulheres, o que exige capacitação específica dos profissionais responsáveis pelo atendimento e investigação dessas ocorrências.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: Eleições renovaram Senado e reforçam blocos ligados a Lula e Flávio Bolsonaro

As eleições brasileiras de 4 de outubro provocaram...

0

Brasil: EUA e Austrália decidem fechar representações no país por “razões de segurança” a dois dias das eleições

Os Estados Unidos suspenderam, na passada sexta-feira, 2...

0

Brasil vai à segunda volta com resultados distintos entre o país e a diáspora

O Brasil terá uma segunda volta das eleições...

0