Cabo Verde assina acordo com a União Europeia para reforçar a economia azul

O Governo de Cabo Verde assinou um acordo de subvenção de investimento no valor de 33,3 milhões de euros com o Banco Europeu de Investimento (BEI), destinado a reforçar o desenvolvimento da economia azul no país.

O financiamento, apoiado pela União Europeia através do European Fund for Sustainable Development Plus (EFSD+), integra o projecto “Cabo Verde Blue Economy – Sustainable Ports”, no âmbito da iniciativa Global Gateway, e visa modernizar o sector marítimo-portuário, promovendo a transição energética e a resiliência climática.

O programa de investimentos prevê a expansão e requalificação de portos estratégicos, como o Porto Grande do Mindelo, o Porto Novo, em Santo Antão, e o Porto da Palmeira, no Sal, além de intervenções no Porto da Praia. Inclui ainda a modernização do estaleiro naval CABNAVE, em São Vicente, bem como a implementação de soluções de energia renovável, eficiência energética e fornecimento de energia eléctrica a navios atracados, com impacto directo na redução de emissões poluentes.

Este acordo reforça a parceria estratégica entre Cabo Verde, a União Europeia e o BEI, enquadrando-se num pacote mais amplo de financiamento concessionário alinhado com o Programa Indicativo Plurianual UE–Cabo Verde 2021-2027 e o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável 2022-2026. Com este passo, o arquipélago consolida a economia azul como um dos pilares do seu modelo de desenvolvimento, apostando em infra-estruturas modernas, sustentáveis e com impacto económico e social duradouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cabo Verde: Ex-PR antevê “discurso político inflamado” para as legislativas

Jorge Carlos Fonseca, antigo Presidente da República de...

0

Cabo Verde avança com plano para novo aeroporto internacional em Santo Antão

O Governo de Cabo Verde assinou, quinta-feira, um...

0

Cabo Verde: Governo lança portal para modernizar serviços públicos

O Governo cabo-verdiano lançou o portal Gov.cv na...

0