Cabo Verde: BAD pede aceleração das reformas estruturais

Foto: ilha de Santiago, Cabo Verde/Agência Incomparáveis

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) instou Cabo Verde a acelerar a implementação de reformas estruturais, considerando que o país apresenta uma perspetiva económica “positiva, mas cautelosa”.

Num relatório recente, a instituição reconhece a ambição cabo-verdiana em alcançar transformação estrutural e resiliência climática até 2030, mas sublinha que “as lacunas na execução, as restrições fiscais e as incertezas globais” exigem medidas mais rápidas e consistentes.

O documento realça que a economia do arquipélago continua vulnerável a choques externos, pela forte dependência de importações e da exposição ao turismo, às remessas da diáspora e ao investimento estrangeiro. Entre os fatores de risco, o BAD aponta também o impacto indireto das tensões comerciais internacionais, nomeadamente as tarifas impostas este ano pela administração norte-americana.

Para reduzir a exposição a esses choques, o banco defende o reforço das ligações comerciais com a África Ocidental e com a diáspora cabo-verdiana, bem como maior aposta em setores estratégicos, como energias renováveis, serviços digitais, pesca, agricultura e turismo de nicho.

Publicado em agosto, o Country Focus Report – Cabo Verde analisa ainda o desempenho macroeconómico, a mobilização de capital e as reformas institucionais. O BAD considera que, com uma agenda coerente e apoio dos parceiros internacionais, Cabo Verde pode alcançar as metas da Visão 2030 e consolidar um modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

NATO garante agir com "todas as ferramentas militares e não militares" contra Rússia

NATO garante agir com "todas as ferramentas militares e não militares" contra Rússia

A NATO condenou as violações de espaço aéreo por parte da Rússia e deixou-lhe um aviso através de um comunicado.…
EUA: Trump critica reconhecimento da Palestina

EUA: Trump critica reconhecimento da Palestina

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, criticou o reconhecimento do Estado da Palestina e questionou a…
Portugal: Faltam professores em 78% das escolas públicas

Portugal: Faltam professores em 78% das escolas públicas

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação informou que 78% das escolas públicas iniciaram o ano letivo com falta de…
Rússia prolonga respeito pelo tratado nuclear New START por mais um ano, anuncia Putin

Rússia prolonga respeito pelo tratado nuclear New START por mais um ano, anuncia Putin

O Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou esta segunda-feira que Moscovo continuará a cumprir, até 2026, os limites previstos no tratado…