Cabo Verde: CNE encaminha sete queixas por indícios de crimes eleitorais

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Cabo Verde informou nesta quinta-feira, 26 de dezembro, que encaminhou ao Ministério Público sete das 52 queixas recebidas sobre possíveis crimes eleitorais ocorridos durante as fases do processo das eleições autárquicas de 01 de dezembro.

Foi através de um comunicado enviado à “Inforpress” que a entidade referiu que as infrações denunciadas envolvem o uso indevido de bens públicos nas campanhas eleitorais, bem como a violação dos princípios de neutralidade e imparcialidade e ainda irregularidades relacionadas à propaganda eleitoral, segundo o estipulado no Código Eleitoral.

“Entre o período que abrange a marcação da data das eleições até à publicação dos resultados, a CNE contabilizou um total de 52 queixas recebidas. Destas, mais de 50% (29 queixas) dizem respeito à violação dos deveres de neutralidade e imparcialidade, seguidas por denúncias relacionadas a propaganda ilegal”, partilhou.

As queixas remetidas ao Ministério Público constam das deliberações número 35, 67, 70, 71, 76, 79 e 84 publicadas no site da CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cabo Verde no “Melhor Destino Internacional” dos Portugal Travel Awards 2026

Cabo Verde foi um dos países nomeados como...

0

Cabo Verde: José Maria Neves alerta para abstenção e práticas de “boca de urna” nas legislativa

O Presidente da República de Cabo Verde ,...

0

Cabo Verde: CPLP considera legislativas em Cabo Verde livres, transparentes e credíveis

A Missão de Observação Eleitoral da Comunidade dos...

0