Cabo Verde e Angola avançam com cooperação na segurança social

Fernando Elisio Freire

MINISTRO DE ESTADO, DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES E DA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS E MINISTRO DO DESPORTO

Os Governos de Cabo Verde e de Angola assinaram um protocolo de cooperação para que os povos possam beneficiar dos descontos para a segurança social feitos no outro país. 

“Vamos fazer esforços no sentido de que aquele cabo-verdiano que trabalhou uma vida toda em Angola, quando regressar a Cabo Verde, possa receber a sua pensão através de acordos entre os dois sistemas de segurança social”, declarou o ministro cabo-verdiano da Família, Elísio Freire, citado pelo “Expresso das Ilhas”, tendo acrescentado que o mesmo se aplica a um angolano no arquipélago. 

Por sua vez, a ministra angolana da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, afirmou à “Lusa” que o protocolo “prevê que cabo-verdianos e angolanos possam beneficiar de uma melhoria da segurança social”

Esta parceria bilateral acontece numa altura em que os nove países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) chegaram a acordo para uma convenção multilateral acerca da segurança social, mas que necessita de ratificação para ser implementada. Ainda só Portugal e Timor-Leste o fizeram. «

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: MPLA realiza marcha no sábado para celebrar 68.º aniversário

Angola: MPLA realiza marcha no sábado para celebrar 68.º aniversário

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) vai realizar uma marcha em Luanda neste sábado, 07 de dezembro, para…
Moçambique: Autoridades matam manifestantes em Nampula e Pemba

Moçambique: Autoridades matam manifestantes em Nampula e Pemba

A Polícia da República de Moçambique (PRM) baleou mortalmente sete pessoas nesta quinta-feira, 05 de dezembro, na localidade de Namina,…
Portugueses aderem ao Passe Ferroviário Verde

Portugueses aderem ao Passe Ferroviário Verde

Desde que entrou em vigor, a 21 de outubro de 2024, já foram vendidos mais de 50 mil Passes Ferroviários…
Revista de Imprensa Lusófona de 06 de dezembro de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 06 de dezembro de 2024

A “Carta de Moçambique” avança “Eleições 2024: Sete pessoas baleadas mortalmente pela PRM em Nampula”. O “MMO Notícias” indica “Sede…