Cabo Verde e Portugal querem mais investimento e projetos estratégicos

Cabo Verde e Portugal querem uma nova etapa na cooperação económica entre os dois países, focada em mais investimento e projetos estratégicos. A vontade foi manifestada durante a abertura do Fórum Económico Cabo Verde-Portugal, realizado na cidade da Praia.

O chefe de Estado português, António José Seguro, declarou que se deve evoluir das trocas comerciais para parcerias estratégicas, centradas no investimento produtivo e na concretização dos compromissos já assumidos.

“Precisamos de passar das trocas comerciais para parcerias estratégicas, aumentar a qualidade do nosso investimento e do nosso relacionamento, de transformar comércio em investimento produtivo e de orientar esta relação para melhores resultados”, partilhou.

Seguro defendeu que os investimentos portugueses em Cabo Verde devem resultar em parcerias de longo prazo, com maior participação das empresas cabo-verdianas, com aposta na formação de pessoas, transferência de conhecimento e impactos concretos no desenvolvimento económico do país.

Por sua vez, o homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves, realçou a importância da relação histórica entre os dois países, construída com base em valores comuns, confiança e cooperação ao longo de décadas. O governante disse que o arquipélago deve continuar a aproveitar a sua posição estratégica para criar novas oportunidades de cooperação económica e empresarial com Portugal e outros mercados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste e Portugal reforçam cooperação económica e turística

Timor-Leste e Portugal reforçaram a cooperação bilateral nas...

0

Portugal: Energia solar lidera pela primeira vez a produção de eletricidade

A energia solar tornou-se, pela primeira vez, a...

0

Portugal: Governo adia início das aulas do Ensino Secundário para 21 de setembro

O início do ano letivo dos cursos científico-humanísticos...

0