Cabo Verde está a acolher uma delegação da União Europeia (UE) que referiu nesta terça-feira, 03 de setembro, que serão anunciadas “três grandes operações” de financiamento em setores estratégicos para o arquipélago.
Responsáveis de instituições financeiras europeias encontram-se no país durante três dias para assinarem acordos nas áreas do digital, energias renováveis e economia azul.
Esta é uma visita no âmbito da iniciativa Global Gateway. Em Cabo Verde encontram-se o vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Ambroise Fayolle, e a diretora-geral Adjunta das Parcerias Internacionais, Myriam Ferran, que serão recebidos pelas autoridades governamentais, por representantes do corpo diplomático e também por várias partes interessadas e parceiros financeiros.
“Trata-se de operações de financiamento estratégicas, essenciais para o desenvolvimento e a projeção de Cabo Verde na região”, esclareceu Ambroise Fayolle, citado num comunicado enviado à imprensa.
“Não estamos apenas a assinar acordos, estamos a comprometer-nos com uma visão de um Cabo Verde mais sustentável, resiliente e interligado”, completou Myriam Ferran.