Cabo Verde: Forças Armadas condecoradas com a Ordem Amílcar Cabral de 1.º Grau

Na cerimónia de entrega das insígnias às Forças Armadas de Cabo Verde, o Presidente da República, José Maria Neves, destacou a importância das Forças Armadas como pilar da independência e da unidade nacional.

O Presidente sublinhou o papel histórico das Forças Armadas na luta pela independência e na afirmação de Cabo Verde como um Estado soberano, considerando-as uma instituição prestigiada e confiável.

José Maria Neves enfatizou a responsabilidade do Presidente como Comandante Supremo das Forças Armadas e a sua missão de garantir que a independência e a integridade territorial do país sejam preservadas. Afirmou que as Forças Armadas são uma referência na promoção dos valores da independência e na formação de jovens comprometidos com o patriotismo.

Ao condecorar as Forças Armadas com o 1.º Grau da Ordem Amílcar Cabral, Neves reforçou que esta homenagem reconhece o papel fundamental da instituição, composta por mulheres e homens dedicados a Cabo Verde. O Presidente também apelou à união de todos os cabo-verdianos, independentemente das suas diferenças, para enfrentar os desafios do presente e construir um futuro melhor.

Durante o seu discurso, o Presidente fez questão de destacar que as Forças Armadas devem manter a sua autonomia, sendo uma instituição republicana e apartidária, sempre ao serviço da República e do Estado de Direito Democrático. “As Forças Armadas continuarão a ser uma força ao serviço da Pátria, defendendo a integridade territorial e a independência nacional”, afirmou Neves.

A cerimónia marca o início das celebrações dos 50 anos da independência de Cabo Verde, com o Presidente a enfatizar a importância da unidade e reconciliação nacional neste ano simbólico.

Anícia Cabral – Correspondente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cabo Verde: Francisco Carvalho proclama vitória histórica do PAICV, promete “novo Cabo Verde” e acusa MpD de compra de votos

O líder do Partido Africano da Independência de...

0

Cabo Verde: Líder da UCID afirma que “abstenção venceu as eleições”

O líder da União Cabo-verdiana Independente e Democrática...

0

Cabo Verde: Ulisses Correia e Silva assume derrota, anuncia demissão da liderança do MpD e promete transição “tranquila e pacífica”

O primeiro-ministro e presidente do Movimento para a...

0