Cabo Verde: Francisco Carvalho renuncia à presidência da CMP

O novo primeiro-ministro de Cabo Verde, Francisco Carvalho, renunciou à presidência da Câmara Municipal da Praia (CMP), na sequência da sua eleição como deputado nacional pelo círculo eleitoral de Santiago Sul nas legislativas de 17 de maio.

A decisão consta de uma resolução publicada no Boletim Oficial desta quinta-feira, 25 de junho, onde o ex-autarca invoca o regime de incompatibilidades previsto na legislação cabo-verdiana entre o exercício do cargo de presidente de Câmara e o mandato de deputado à Assembleia Nacional.

Nesse mesmo documento, Francisco Carvalho lembra que integrou a lista de candidatura às eleições legislativas e foi legitimamente eleito deputado nacional, segundo os resultados publicados pela Comissão Nacional de Eleições no Boletim Oficial n.º 99, II Série, de 29 de maio de 2026.

A resolução indica que a Constituição da República de Cabo Verde e o Estatuto dos Municípios estabelecem a incompatibilidade material e funcional entre os dois cargos, em observância do princípio da separação de poderes e da dedicação exclusiva aos mandatos de soberania.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cabo Verde e China fortalecem cooperação estratégica

Cabo Verde e a China fortaleceram a cooperação...

0

Cabo Verde: Governo avalia parceria estratégica para reforçar a TACV

O Governo de Cabo Verde reuniu-se esta terça-feira,...

0

Cabo Verde prepara nova agenda para acelerar transformação digital

O Governo de Cabo Verde está a preparar...

0