Cabo Verde: Governo cria Autoridade Tributária e Aduaneira

O Governo decidiu criar a Autoridade Tributária e Aduaneira de Cabo Verde (ATCV, I.P.). Esta é uma nova entidade pública com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, cuja função consiste em melhorar a eficiência e a eficácia da administração tributária.

Segundo o Decreto-Lei n.º 34/2025, de 04 de novembro e publicado no Boletim Oficial do Estado, a criação da ATCV insere-se no quadro do Programa do Governo e da Moção de Confiança 2021-2026, focado no reforço da competitividade fiscal através do combate à evasão e do alargamento da base tributária.

O Governo esclarece que a instituição de uma autoridade tributária visa dotar a administração fiscal de autonomia e capacidade operacional, permitindo-lhe “exercer as suas atribuições com elevados níveis de eficiência e eficácia”, além de criar um conselho consultivo representativo dos principais intervenientes do sistema tributário.

É ainda realçado que o país dá “mais um passo na modernização da sua Administração Tributária”, sucedendo à Direção Nacional de Receitas do Estado (DNRE), cuja integração na administração direta do Estado não permitia a autonomia necessária.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cabo Verde investe 125 mil contos na modernização digital dos municípios

A ministra de Estado e da Coesão Territorial...

0

Cabo Verde e Frontex iniciam vigilância aérea para reforçar a segurança marítima e salvar vidas no Atlântico

A Frontex e Cabo Verde lançaram uma operação...

0

Cabo Verde cumpre primeiros marcos globais da OMS para eliminar a tuberculose entre 2020 e 2024

Cabo Verde está entre os países que alcançaram...

0