O Governo cabo-verdiano vai assinar no dia 04 de setembro um “grande pacote” de mais de 300 milhões de euros em infraestruturas com o Global Gateway Europa. A quantia será usada na transição da economia marítima para a azul.
Trata-se de uma informação avançada pelo ministro do Mar, Jorge Santos, nesta segunda-feira, 26 de agosto.
Após a sua visita ao Porto Praia, o governante anunciou uma “forte aposta” em infraestrutura gerida pela Enapor, como a ampliação do porto do Porto Novo (Santo Antão) e do porto da Palmeira (Sal), considerados importantes dentro do sistema marítimo portuário cabo-verdiano.
“Estamos a crescer, a tomar conhecimento deste importante setor e, muito brevemente, estaremos a priorizar o setor das pescas, que é também uma área importante. E o que nós estamos a ver é uma aposta na modernização e inovação em termos de gestão”, declarou.
Jorge Santos acrescentou que o Governo está determinado na aquisição de novos navios e ainda numa reforma que passa pela transferência dos transportes marítimos para o Ministério dos Transportes, de maneira a dar centralidade à questão dos transportes marítimos.