Cabo Verde: INE denuncia às autoridades as acusações de má gestão

O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde divulgou que já realizou as participações “necessárias” junto das autoridades competentes. Disse ainda que aguarda com “confiança e sentido institucional” o esclarecimento das acusações de má gestão, manipulação e ocultação de dados.

O Presidente do Conselho Diretivo do INE, João de Pina Cardoso, pediu aos responsáveis pelo uso indevido das plataformas digitais da instituição para que acabem imediatamente com essas práticas.

“Apelamos aos responsáveis pela utilização indevida das plataformas digitais do INE para que cessem imediatamente tais práticas, permitindo que os factos sejam apurados pelas autoridades competentes nos termos da lei”, solicitou.

Pina Cardoso disse ainda considerar que uma coisa é o escrutínio legítimo e outra é a difusão de acusações anónimas sem provas, capazes de afetar a reputação de profissionais e instituições que servem o país.

Na opinião do responsável, quando se tenta fragilizar uma instituição encarregue da produção de estatísticas oficiais, não se está apenas a atacar o INE, mas também a fragilizar um instrumento essencial para a boa governação, o investimento, a investigação científica e a formulação de políticas públicas baseadas em evidências.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cabo Verde: Governo anuncia apoio financeiro e rendimento solidário para vítimas do incêndio na Ponta de Belém

O Governo anunciou esta quarta-feira um conjunto de...

0

Cabo Verde: José Maria Neves indigita Francisco Carvalho para formar o próximo Governo

O Presidente da República, José Maria Neves, indigitou...

0

Cabo Verde: PR indigita novo Primeiro-Ministro após eleições legislativas

O Presidente da República de Cabo Verde indigitou...

0