Os Estados Unidos da América (EUA) decidiram reativar o acordo de acesso preferencial de produtos de cerca de 30 países da África subsaariana ao mercado norte-americano, incluindo Cabo Verde, por mais um ano.
Este acordo, que inclui ainda os países lusófonos Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, tem “efeitos retroativos a 30 de setembro de 2025”, data em que tinha expirado.
A Lei de Crescimento e Oportunidades para África (AGOA) foi prorrogada até 31 de dezembro de 2026, o que permite aos países abrangidos exportarem mais de 7.000 produtos para os Estados Unidos sem pagamento de impostos, desde que cumpram requisitos como pluralismo político, respeito pelos direitos humanos e medidas anticorrupção.
Esta extensão do acordo foi incluída numa lei promulgada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, depois da aprovação do Congresso.