A ministra de Estado e da Coesão Territorial de Cabo Verde, Janine Lélis, anunciou que o Governo vai investir cerca de 125 mil contos na transformação digital e na modernização administrativa dos municípios, através do Projeto SIMPle.
O objetivo do investimento consiste em reforçar a descentralização e otimizar a prestação de serviços públicos locais, explicou a governante.
“Uma vez materializado e a funcionar, os órgãos municipais terão ao seu dispor um adequado mecanismo de gestão e aplicação dos recursos financeiros próprios, dos recursos transferidos no quadro do Fundo de Financiamento Municipal e dos obtidos pela via da cooperação internacional”, acrescentou.
As declarações foram feitas na cidade da Praia, durante o discurso de abertura do workshop de apresentação dos trabalhos desenvolvidos no Projeto SIMPle. Trata-se de um sistema que constitui uma atualização do Sistema de Informação Municipal, com um avanço significativo na gestão do território, na prestação de contas e na eficiência administrativa das autarquias.
Este é um projeto financiado pelo Banco Mundial (BM), através do programa HISWAP/Cabo Verde.