Cabo Verde: Líder da UCID considera política fiscal sufocante e desestimulante

O líder da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), João Santos Luís, declarou que a política fiscal “sufoca e desestimula a economia” e que o Governo necessita de uma “reengenharia financeira” para “melhores resultados e baixos impostos”.

“Cabo Verde tem uma carga tributária relativamente elevada para a região, chegando a cerca de 20%-22% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que em muitos países africanos ela fica entre 15% e 20% do PIB. Já em países desenvolvidos a carga tributária representa mais de 30%-35% do PIB”, disse.

As declarações foram feitas numa conferência de imprensa, onde o dirigente apresentou ideias do seu partido para diminuir a carga fiscal.

De acordo com Santos Luís, os eleitos nacionais estão a preparar um debate sobre o setor privado nacional, previsto para a segunda sessão plenária de junho.

Para o dirigente, uma política fiscal, quando bem concebida, deve poder diminuir as desigualdades regionais e sociais. No entanto, realçou, o que se verifica é que as desigualdades regionais e sociais “ainda são gritantes entre camadas sociais de diferentes regiões”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cabo Verde sobe preço dos combustíveis em junho

Os combustíveis em Cabo Verde ficaram mais caros...

0

Cabo Verde: o que precisa de saber antes de viajar

A cerca de 500 quilómetros da costa ocidental...

0

Cabo Verde: PR ouve partidos antes de indigitar novo primeiro-ministro

O Presidente da República de Cabo Verde, José...

0