Cabo Verde: Ministra da Justiça diz que país não consegue implementar recenseamento e voto eletrónico

Líder da bancada parlamentar do MpD, Joana Rosa

A ministra da Justiça de Cabo Verde, Joana Rosa, declarou que o país não tem, atualmente, condições para implementar o recenseamento e o voto eletrónico. Isto porque, explicou, é necessário fazer alterações no código eleitoral.

“Como sabem, nós iniciamos um processo de discussão. Há uma discussão a fazer-se à volta da base tecnológica, da questão que tem a ver com a segurança, a garantia de acesso ao processo eleitoral a todos os eleitores”, disse, citada pela “Inforpress”.

A governante salientou que a questão que tem a ver com a proteção de dados, a transparência em todo o processo e a fiabilidade do próprio sistema eleitoral eletrónico.

As afirmações foram feitas nesta quarta-feira, 03 de julho, em entrevista à imprensa no âmbito do workshop “Implementação do Voto Eletrónico: Práticas e Perspetivas”, realizado na Universidade de Cabo Verde, no quadro da 12.ª Conferência Euro-Americana de Telemática e Sistema de Informação (EATIS).

Joana Rosa garantiu, no entanto, que o Governo está determinado e engajado em introduzir alterações para facilitar o processo eleitoral, assegurar a segurança e a fiabilidade. O objetivo consiste em trabalhar para a implementação do recenseamento e do voto eletrónico nas eleições de 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

O ministro das Obras e Transportes da Namíbia, Veikko Nekundi, reuniu-se com governantes angolanos durante uma visita de trabalho a…
Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde foi escolhido pela Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo (UN Tourism) para ser o “país anfitrião das…
Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…