O Ministro do Mar de Cabo Verde, Jorge Santos, reuniu-se esta tarde com a comunicação social para apresentar os resultados da participação do país na 3.ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC3), realizada em Nice, França.
Jorge Santos destacou a Declaração de Nice para a Ação no Oceano, assinada por mais de 170 países, que inclui um plano para biodiversidade, combate à poluição e governança marítima.
O ministro referiu também a Carta de Intenção assinada com França para o programa “Blue Port”, que prevê a modernização dos portos de Mindelo, Porto Novo e Palmeira, com possível extensão ao Porto da Praia e ao estaleiro da CABNAVE.
Por outro lado, foi ainda firmado um Acordo para a construção da Escola Internacional de Ensino Francês Les Alizés, bem como um Memorando de Entendimento com a Fundação OceanQuest, reforçando a cooperação científica.
O ministro salientou o progresso na ratificação do Acordo BBNJ sobre a governança das águas internacionais, com previsão de aprovação parlamentar até julho.
A delegação cabo-verdiana, liderada pelo Presidente José Maria Neves, incluiu ministros, embaixadores e representantes de instituições marítimas nacionais.