Uma delegação de Cabo Verde chegou a São Paulo este domingo para uma missão técnica de duas semanas, focada na troca de experiências sobre planeamento habitacional, trabalho social, gestão de condomínios e Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS).
A visita integra o programa Simetria Urbana, uma cooperação entre o Brasil e o ONU-Habitat, promovida pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento urbano sustentável entre países do Sul Global.
A missão cabo-verdiana vai conhecer iniciativas brasileiras em São Paulo, Baixada Santista, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e Jacareí.
A programação inclui visitas a projetos de habitação autogerida, ações de regularização fundiária, iniciativas de ATHIS, tecnologias construtivas de baixo carbono e projetos participativos com comunidades locais.
A comitiva inclui representantes do governo de Cabo Verde, autoridades municipais e do ONU-Habitat no país africano. Do lado brasileiro, participam órgãos como o Ministério das Cidades, a Caixa Económica Federal, o CAU/BR e o CAU/SP, além da Fundação João Pinheiro.
A missão marca o arranque das atividades do Simetria Urbana em 2025, após uma visita anterior de técnicos brasileiros a Cabo Verde em 2024.
Está prevista uma nova missão ao país africano ainda este ano, com foco no acompanhamento e continuidade do projeto.
A missão técnica de Cabo Verde no Brasil decorre entre os dias 24 de março e 4 de abril de 2025.