Cabo Verde: Navio “Nhô Padre Benjamim” afunda-se ao largo de São Nicolau

O navio de carga “Nhô Padre Benjamim”, da empresa Verdelines S.A., afundou-se na tarde de segunda-feira, 14 de abril de 2025, ao largo da localidade da Preguiça, a cerca de três milhas náuticas da costa da ilha de São Nicolau.

A embarcação, de tipo roll-on/roll-off, efetuava a ligação regular entre o porto da Palmeira, na ilha do Sal, e o porto do Tarrafal, em São Nicolau, transportando materiais e equipamentos de construção. A bordo seguiam 19 tripulantes e 1 passageiro. Todos foram resgatados com vida, sem registo de feridos, graças à rápida mobilização das autoridades e da população local.

O Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos (IPIAAM) foi notificado do incidente por volta das 15h00, pelo Instituto Marítimo e Portuário (IMP). Em conformidade com os seus estatutos e com o Decreto-Lei n.º 7/2023, o IPIAAM constituiu de imediato uma equipa de investigação que será destacada para a ilha de São Nicolau com o objetivo de apurar as causas e os fatores contributivos do naufrágio, nos termos da Resolução MSC.255(84) da Organização Marítima Internacional.

A empresa Verdelines S.A. confirmou o afundamento através de um comunicado emitido na mesma tarde, por volta das 17h15, no qual lamenta a perda da embarcação, mas garante que não houve feridos entre os ocupantes. A administração afirma estar em constante contacto com as autoridades competentes e assegura o compromisso com a transparência, apelando à contenção de especulações enquanto decorre a investigação. “Que o N/M Nhô Padre Benjamim siga agora, eterno, pelas marés da memória”, conclui a nota.

A Câmara Municipal da Ribeira Brava também se pronunciou sobre o incidente. O presidente da autarquia manifestou um sentimento de grande alívio pelo resgate em segurança dos ocupantes do navio e lamentou a perda da embarcação e da carga.

A autarquia destacou ainda a eficaz colaboração dos pescadores e moradores da localidade da Preguiça, bem como da equipa dos Bombeiros, Proteção Civil, Polícia Nacional, Delegacia de Saúde – acompanhada por médicos americanos em missão de serviço – e demais autoridades locais. Em nota publicada, foi feito um agradecimento especial a todos os que contribuíram com prontidão e solidariedade para o sucesso da operação de resgate.

O naufrágio do “Nhô Padre Benjamim” representa uma perda significativa para o transporte marítimo interilhas, mas a pronta resposta da comunidade e das autoridades evitou uma tragédia maior. A investigação em curso procurará agora esclarecer as causas do incidente e contribuir para o reforço da segurança marítima nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cabo Verde: Candidatura do PP às legislativas admitida pelo Tribunal Constitucional

O Tribunal Constitucional de Cabo Verde decidiu admitir...

0

Cabo Verde: Presidente participa em reunião internacional sobre defesa da democracia em Barcelona – Espanha

O Presidente da República de Cabo Verde, José...

0

Cabo Verde: Olavo Correia defende maior ajuda para países vulneráveis ao clima

O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças de Cabo...

0