O PAICV acusa o Tribunal de Contas de Cabo Verde de compactuar com as irregularidades e ilegalidades cometidas pelo Governo em relação às contas do Estado referentes a 2021.
A acusação foi feita através do secretário-geral do partido, Julião Varela, durante uma declaração política proferida nesta quinta-feira, 11 de janeiro.
Segundo o político, o Tribunal de Contas entregou recentemente ao Parlamento o seu parecer sobre as contas do Estado, onde deu conta de várias irregularidades, ilegalidades, erros e omissões, falta de transparência, não entrega das contas por parte de entidades públicas, pagamentos indevidos, injustiça fiscal além de incongruências e inconsistência nos dados apresentados.
Varela concluiu que, no quadro atual, o Governo pode dar dinheiro, pode emprestar, cometer ilegalidades, fazer pagamentos indevidos, tudo isto perante o Tribunal de Contas, uma vez que este órgão, em vez de clarificar as questões colocadas, entra no debate político a acusar as oposições de estarem a fazer barulho, algo que o representante do PAICV considera ser muito grave.