Cabo Verde: PAICV afasta membros da gestão da Base de Dados

A Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização (CNJF) do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) decidiu afastar, de forma imediata e temporária, os militantes Jorge Lopes e Irina Lopes da gestão da Base de Dados dos militantes da formação política.

Segundo um comunicado da CNJF, divulgado pelo jornal “A Nação”, o sucedido deve-se ao facto de o referido órgão querer “garantir mais confiança e imparcialidade no processo eleitoral para a Presidência do PAICV, que está em curso”.

“Após analisar as alegações e as respostas dos visados, a CNJF entendeu que há sinais de falta de imparcialidade. Manter os dois na gestão da Base de Dados — uma ferramenta central no processo eleitoral — poderia prejudicar a confiança e a lisura das eleições internas”, lê-se ainda no documento.

É também explicado que a decisão foi tomada após um pedido da candidatura de Francisco Carvalho à liderança do PAICV, “que levantou dúvidas sobre a isenção dos dois citados”.

“Jorge Lopes entrou com um recurso no Tribunal Constitucional contra a candidatura de Francisco Carvalho; Irina Lopes, filha de Jorge, é candidata a delegada numa outra candidatura concorrente”, menciona o comunicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cabo Verde: 1,2 milhões de contos reservados no OE 2027 para combustíveis

O Governo cabo-verdiano prevê reservar 1,2 milhões de...

0

Cabo Verde: Paulo Veiga acusa Governo de “profunda desorganização” nos primeiros 100 dias de governação

O presidente do Movimento para a Democracia, MpD,...

0

Cabo Verde: Joana Rosa apresenta candidatura à Presidência da República e promete uma magistratura próxima dos cidadãos

A candidata à Presidência da República de Cabo...

0