Cabo Verde: PAICV afirma que diáspora está sedenta de mudança

O líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Francisco Carvalho, declarou que os cabo-verdianos na diáspora estão sedentos da mudança em 2026.

As declarações foram feitas neste domingo, 21 de setembro, à “Inforpress”, enquanto o dirigente se encontrava em Setúbal, Portugal. Carvalho falou à margem do encontro com a comunidade cabo-verdiana local, onde dialogou sobre as próximas eleições legislativas e o futuro de Cabo Verde.

“Os cabo-verdianos na diáspora estão sedentos da mudança. Se há parte de Cabo Verde que sofre com esta má governação [do MpD desde 2016] é a diáspora. A diáspora cabo-verdiana é um sonho adiado”, disse o candidato do PAICV nas eleições legislativas de 2026.

O dirigente do maior partido da oposição no arquipélago deu como exemplo a Estratégia Nacional de Emigração e Desenvolvimento (ENED), que o MpD “atirou em 2016 para o caixote do lixo”.

Francisco Carvalho garantiu que, uma vez que a diáspora sente que “está a ficar cada vez mais para trás”, vai retornar o plano de emigração Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) se vencer as legislativas. O objetivo consiste em “resolver de imediato” o problema dos transportes aéreos e criar ligações com outros lugares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cabo Verde: Jacira Monteiro eleita Presidente da Associação das Mulheres Democratas do MpD

Jacira Monteiro, antiga autarca da Câmara Municipal de...

0

Cabo Verde reforça compromisso com a CPLP em trabalho digno, inclusão social e segurança laboral

Cabo Verde acolheu esta quarta-feira, 3 de dezembro,...

0

Cabo Verde: GAO destaca resiliência económica pede aceleração de reformas

O Grupo de Apoio Orçamental, GAO, concluiu a...

0