Cabo Verde vai passar a ter, pela primeira vez, um Plano Nacional de Infraestruturas. O concurso público para a elaboração do documento será lançado ainda neste mês de abril, com financiamento do Banco Mundial e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Tratam-se de informações avançadas pelo ministro das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Victor Coutinho, durante a intervenção realizada nesta quarta-feira, 09 de abril, no Parlamento.
“É com orgulho que anuncio que, pela primeira vez na história do nosso país, Cabo Verde passará a dispor do seu Plano Nacional de Infraestruturas. Será lançado este mês, com financiamento do Banco Mundial e da CEDEAO, o concurso público para a elaboração do Plano Nacional de Infraestruturas”, declarou o governante.
Foi ainda mencionado que o plano será um “mapa estratégico de investimentos para os próximos 20 anos, com uma visão orientada para um futuro próspero, infraestruturas modernas, verdes e resilientes, e alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”.
“O Plano identificará as infraestruturas estratégicas, fará o dimensionamento técnico e financeiro ajustado a um cronograma temporal e apontará fontes alternativas de financiamento. Queremos um Plano participado, onde todos os cabo-verdianos, todos os partidos e a sociedade civil em todas as ilhas tenham voz”, concluiu.