O Governo cabo-verdiano precisa de apoios externos de 40 milhões de euros para financiar as medidas de mitigação da crise causada pelo aumento dos preços nos alimentos e na energia.
“O Governo conseguiu mobilizar metade daquilo que foi a estimativa para apoiar as medidas de mitigação. Portanto, a um curto prazo, desde maio a esta data, conseguimos mobilizar 50%. Acredito que até ao primeiro trimestre do próximo ano seremos capazes de mobilizar mais meios financeiros”, disse a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, citada pela “Lusa”.
A declaração foi feita na Praia, após uma reunião entre o Governo e os parceiros de desenvolvimento do arquipélago. No encontro foi feito um balanço sobre os apoios concedidos na sequência do pedido de assistência emergencial internacional formulado pelo executivo.
“Para garantir maior estabilidade macroeconómica no país temos de facto de ver como mobilizar mais fundos nesse tempo. Não é uma tarefa fácil, fazer a mobilização, mas estamos também em condições de ter apoios, sobretudo no próximo ano”, acrescentou Miryan Vieira.