Cabo Verde: Presidente da República apela à temperança e ao respeito institucional nos Cumprimentos de Ano Novo

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, apelou à temperança, ousadia, confiança e fortaleza para “continuarmos a cumprir Cabo Verde”, ao receber os Cumprimentos de Ano Novo do Presidente da Assembleia Nacional.

Na ocasião, destacou o bom funcionamento das instituições como pilar essencial do Estado de Direito Democrático e sublinhou a relação de respeito e colaboração entre o Parlamento e a Presidência da República, que tem contribuído para o fortalecimento da democracia cabo-verdiana.

Entre os principais desafios para 2026, o Chefe de Estado apontou a realização das eleições legislativas e presidenciais, defendendo que decorram com normalidade e elevado debate de ideias. José Maria Neves considerou fundamental que a classe política esteja orientada para os anseios e aspirações dos cabo-verdianos, tanto no país como na diáspora, apelando à lealdade constitucional e ao respeito pelas instituições e pela Constituição, mesmo num contexto de divergência política.

O Presidente da República chamou ainda a atenção para a urgência de medidas estruturais face às mudanças climáticas, o planeamento e ordenamento do território, a redução das assimetrias regionais e o reforço da conectividade entre as ilhas, com destaque para a Brava, São Nicolau e o Maio.

Num cenário internacional marcado por instabilidade e fragilização do multilateralismo, defendeu o primado do direito internacional e da Carta das Nações Unidas, concluindo com votos de um feliz 2026 a todos os parlamentares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cabo Verde: Governo apresenta moção de confiança à Assembleia Nacional

O Governo cabo-verdiano apresenta nesta sexta-feira, 17 de...

0

Cabo Verde: José Maria Neves recebe MPD após acusações contra primeiro-ministro Francisco Carvalho

O Presidente da República de Cabo Verde, José...

0

Cabo Verde: “A nossa resposta não será o confronto. Será o trabalho”, Primeiro-Ministro rejeita pressão política, reafirma confiança na Justiça e garante foco na governação

O Primeiro-Ministro, Francisco Carvalho, assegurou esta quarta-feira que...

0