“Arkade” é conhecido como um Game Center que usa aparelhos eletrónicos para diversão e entretenimento. Um projeto fruto de um investimento de Edilton Célio Furtado Spencer e do seu sócio, Jacobs Koenraad, “um investidor que viu potencial na ideia de Edilton Spencer e decidiu apostar no projeto”.
Edilton Célio Furtado Spencer, reside atualmente na Cidadela, Cidade da Praia, é natural de Assomada, Santa Catarina, licenciado em Estudos Ingleses pela Universidade de Cabo Verde e tem uma formação em Gestão de Projetos pelo Centre of Excellence.
Segundo Edilton Spencer, a ideia de criar o projeto “ARKADE” veio principalmente da ideia que sempre teve de ser um empreendedor e apostar no negócio próprio. Acrescentando que viu “a necessidade de fazer e trazer algo novo e inovador para a cidade da Praia. Unir-se ao futuro e às novas tecnologias como formas de diversão e entretenimento”.
Com esse projeto de negócio quer atingir principalmente a massa jovem, dando opções para as atividades em grupo, mostrando o potencial das tecnologias e seu impacto no mundo futuro, e despertar o interesse dos jovens a atentarem às vantagens de se formarem em áreas afins.
O mentor do projeto explica que o nome do projeto está relacionado com aquilo que um espaço que oferece este tipo de serviço é designado (em Inglês), “Arcade” e que decidiram em apenas mudar a letra “C para K” que possui mais proximidade com o “Kriolu” de Cabo Verde – “Arkade”.
“O início do estudo para este negócio começou em 2020 durante a quarentena causada pela pandemia, tivemos tempo para aprender coisas novas e investigar novas áreas ainda desconhecidas. Conheci a realidade virtual, que no momento e ainda agora é uma área relativamente nova, mas tem tido bastante investimento. Depois de muito estudo, o projeto ficou pronto em meados de 2021, depois foi reunir os recursos financeiros para materializar o projeto naquilo que é hoje. Estamos no nosso segundo mês de operações e tem sindo uma experiência bastante gratificante” conta Edilton Spencer ao Jornal E-Global.
É de referir que o projeto “Arkade” que fica situado no Praia Shopping, em Quebra Canela, na Cidade da Praia, detém como lema, “Beyond Reality”, “queremos imergir os clientes numa nova realidade além do real – o virtual”, proporcionando momentos divertidos para pessoas individuais, amigos e familiares, um espaço acolhedor onde indivíduos de todas as idades possam se divertir e interagir com as novas tecnologias.
Atualmente “ARKADE”, funciona com 3 trabalhadores sendo uma responsável pela venda, um assistente técnico e um contabilista. E dependendo da evolução do projeto, que ainda se encontra nos seus primeiros meses de vida, os empresários pretendem inovar e com isso ter a necessidade de empregar mais pessoas uma vez que um dos objetivos é ter um impacto positivo na sociedade.
As dificuldades do empreendimento:
“O acesso ao crédito para um projeto devia ser mais facilitado. Para um país muito dependente do sector público e que tem incitado para a aposta no setor privado, devia-se motivar os jovens com mais facilidade de acesso ao crédito, taxas de juros baixas ou nulas, comparticipação do estado, através de suas instituições para a causa empreendedora, no capital necessário para iniciar um pequeno negócio” diz Edilton Spencer.
Dicas:
Spencer aponta que no início a motivação é forte, mas as dúvidas também estarão presentes. E que o mais importante é focar no objetivo, acreditar no projeto e seguir em frente com o foco apenas em vencer. Estando ciente de que muito sacrifício será necessário, e que a entrega e o comprometimento têm de ser total com a sua causa.
“É muito bom ser empreendedor, ter seu negócio próprio, empregar outras pessoas, ter que se esforçar e buscar soluções para os problemas que vão surgindo, manter o negócio a bom ritmo, conquistar e manter a confiança dos clientes, etc. São muitos os desafios, os riscos, as dúvidas, as decisões a serem tomadas, mas é muito gratificante e motivo de muito orgulho ter algo teu e que queiras ver crescer e tornar-se algo de grande impacto social” afirma Edilton numa mensagem dirigida a aqueles que querem seguir os passos para o empreendedorismo.
Anícia Cabral
One Comment
[…] Crédito: Link de origem […]