O Partido do Trabalho e Solidariedade (PTS) tem estado mais apagado nos últimos anos, tendo renascido mais tarde através da liderança de Romeu do Lurdes. Apesar de ter mantido a sigla PTS, foi rebatizado com a denominação Pessoas, Trabalho e Solidariedade.
Atualmente, a formação política é liderada por Jónica Brito e já tem traçados os seus objetivos nas eleições legislativas de 17 de maio. Quer estar representado no Parlamento na próxima legislatura e vai concorrer, no mínimo, em cinco círculos eleitorais.
Para alcançar este objetivo já concluiu as listas de candidatos a deputados pelos círculos eleitorais de São Vicente, Santiago Sul e Santiago Norte. No entanto, está a trabalhar para se apresentar às urnas em mais dois círculos, que se encontram em fase de organização.
O slogan de campanha é “Cabo Verde no Coração”. Sabe-se ainda que as orientações do partido para as próximas eleições legislativas saíram de uma reunião estratégica realizada nos dias 30 e 31 de março com as estruturas nacionais, na cidade da Praia.
“Estamos a mobilizar uma campanha condigna, à semelhança das outras forças políticas”, declarou o secretário-geral do PTS, Jailson da Silva, à “Inforpress”.