Jorge Carlos Fonseca anunciou ontem, em conferência de imprensa, que em novembro próximo irá decorrer no Mindelo, em Cabo Verde, um encontro dos ministros da Administração Interna da Comunidade dos Países Africanos de Língua Portuguesa (CPLP).
Segundo as declarações do presidente cabo-verdiano: “Haverá um encontro de ministros da Administração Interna da CPLP no Mindelo em novembro sobre a questão da mobilidade. Creio que pode-se dar um passo importante, temos esses dois anos que, para mim, é fundamental para a nossa presidência avançarmos bem nessa área”.
O tema central a abordar no encontro prende-se com a mobilidade dentro do espaço da CPLP.
Refira-se que Jorge Carlos Fonseca disse, numa entrevista colectiva de imprensa, em julho passado, que o grande enfoque da presidência de Cabo Verde é na área da mobilidade: “Sabendo de antemão o que Cabo Verde pretende, em tese, pode não obter a adesão de todos os Estados-membros. Nessa medida, nós pretenderemos uma declaração que se ajuste aos graus da adesão de cada país em relação à mobilidade”.
Nesse sentido, Jorge Carlos Fonseca afirmou que Cabo Verde irá avançar com “propostas de mobilidade mais ou menos avançadas” em períodos que cada país-membro considere mais adequado.