Foi inaugurado, segunda-feira, em Santa Catarina, o Centro de Cuidados de Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais. Localizado no edifício do ICCA, o centro visa aprimorar a assistência às crianças com necessidades especiais, sendo uma resposta às demandas da comunidade local.
O evento contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, e do Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire.
Para o representante dos pais de crianças especiais, Ilisia Varela, “é com imensa satisfação, emoção e gratidão que recebemos este tão sonhado espaço”. Ressaltou ainda que a iniciativa melhora a qualidade de vida das crianças e suas famílias, agradecendo aos parceiros pelo apoio.
O Encarregado de Negócios da Embaixada do Luxemburgo em Cabo Verde, Thomas Barbancey, enfatizou que o novo centro ajudará as mães a conciliarem os cuidados aos filhos com a entrada no mercado de trabalho.
Este projeto da Direção Geral de Inclusão Social “Cuidar para Incluir – Apoio às Mulheres Trabalhadoras do Setor Informal e Mães Estudantes”, tem como propósito fomentar a capacidade dos equipamentos sociais por meio da requalificação e apetrechamento de creches municipais, permitindo que mulheres trabalhem e meninas prossigam seus estudos ou formação profissional.
A Presidente da Jassira Monteiro sublinhou o compromisso com as políticas sociais, destacando que a inauguração do centro reflete a marca do mandato “Com razão e Coração, Políticas Sociais Ativas”. Monteiro lembrou a inauguração anterior do CAIS, o maior centro social de Cabo Verde, e reafirmou o compromisso de não deixar ninguém para trás.
O Ministro Fernando Elísio Freire, por sua vez, reforçou a parceria entre o governo e a Câmara Municipal para a criação de políticas de inclusão mais efetivas. O novo centro, segundo Freire, permitirá que as mães participem do mercado de trabalho enquanto oferece cuidados essenciais às crianças com necessidades especiais.
E de referir que a Cooperação Luxemburguesa, associada ao programa Creche do Ministério da Família, financiou a reabilitação do centro.
Anícia Cabral – Correspondente