A Linhas Aéreas de Cabo Verde, empresa inteiramente detida pelo Estado e constituída com capitais exclusivamente públicos, já foi oficialmente instituída.
Trata-se de uma companhia aérea destinada a garantir os voos inter-ilhas para transporte aéreo doméstico de passageiros e carga.
O objetivo consiste em “garantir a estabilidade do transporte aéreo inter-ilhas, com regularidade, pontualidade, continuidade e qualidade”, indica o Decreto-Lei n.º 46/2024, de 6 de setembro, que a institui.
O Governo cabo-verdiano justificou a decisão de criar as Linhas Aéreas de Cabo Verde como uma consequência da atual crise existente no setor, resultado da “instabilidade de operação da única companhia aérea que vinha prestando serviço no mercado doméstico” e, também, dos custos operacionais elevados, que tornam “o setor pouco atrativo para a iniciativa privada”.
É esperado que os turistas que visitam o arquipélago também tenham acesso a todas as ilhas, promovendo a “diversificação da oferta turística” e incentivando o turismo em todas as ilhas.