O líder da União Caboverdiana Independente e Democrática (UCID), João Santos Luís, defende que o Governo cabo-verdiano deve dar prioridade ao país e ao povo para superar dificuldades no próximo Orçamento do Estado (OE).
Quando questionado pela imprensa sobre os desafios do partido em termos parlamentares, o dirigente respondeu que existe, por exemplo, “a questão da tempestade Erin que atingiu Santo Antão, São Nicolau e, de uma forma mais forte, São Vicente. É um desafio que nós estamos a colocar ao Governo para, efetivamente, fazer constar verbas [no próximo] Orçamento do Estado que respondam a esta expectativa de reconstrução da ilha de São Vicente”.
“Relativamente ao posicionamento do Governo, através do Orçamento de Estado, ter verbas para, efetivamente, ter condições de alocar recursos principalmente para São Vicente, que foi a ilha mais fustigada pela tempestade Erin, para ajudar na sua reconstrução. Estou em crer que este orçamento sozinho não vai conseguir ter verbas para reconstrução de tudo o que foi danificado em São Vicente”, partilhou.
O político realçou que a UCID já está acostumada “a que os orçamentos nos anos pré-eleitorais sirvam basicamente para dotar recursos para campanha e o partido que está no Governo conseguir encobertar recursos para servir a campanha e ganhar eleições”.
“Por isso, pedimos ao Governo que neste orçamento reveja a sua posição e coloque à frente as prioridades do país, as prioridades das pessoas que vivem neste país e, para além disso, crie também as condições para que os jovens deste país encontrem possibilidades de um novo horizonte para que não sejam obrigados a sair do país”, concluiu Santos Luís.