Ti Duca apresenta planos ambiciosos para a infraestrutura de Ribeira Grande, visando melhorias em estradas, iluminação pública, e desenvolvimento sustentável para a comunidade.
Ribeira Grande de Santo Antão, uma comunidade que busca renovação, encontra em Maria Teresa da Cruz, conhecida no meio familiar como Ti Duca, uma liderança comprometida e visionária. Aos 48 anos, Maria Teresa candidata-se à Presidência da Câmara Municipal de Ribeira Grande nas eleições autárquicas de 2024, trazendo uma promessa de mudança para esse município.
Em entrevista à E-global, Maria da Cruz enfatiza que “as expectativas são positivas. Acredito que juntos vamos conseguir vencer as eleições autárquicas RG 2024 (Ribeira Grande). É uma oportunidade de mudança, de renovar a esperança e de acreditar que juntos podemos resgatar o concelho para promover uma governação justa, próspera e inclusiva”.
Natural de Ribeirão Campo de Cão, filha de Pedro Joaquim da Cruz e Maria Joana Baptista, Maria Teresa recebeu uma educação familiar exemplar, repleta de boas relações interpessoais e de amizade. Fez os estudos primários na localidade de Ribeirão e concluiu os estudos secundários no Liceu Suzete Delgado, então vila de Ribeira Grande atual cidade de Povoação.
Aos 18 anos, constituiu família e teve seu primeiro filho, seguindo-se a segunda filha aos 20 anos. Atualmente, a filha é médica e o filho estudante de arquitetura e artista musical. Maria Teresa iniciou sua carreira como professora aos 20 anos, ainda sem formação. Quatro anos depois, obteve formação no Instituto Pedagógico do Mindelo, regressando à ilha natal após três anos de estudos.
Na sua trajetória profissional, Maria Teresa deu contribuição significativa ao ensino básico e secundário, atuando também como coordenadora pedagógica em diversas áreas. Com uma licenciatura em Língua Portuguesa e Estudos Cabo-Verdianos pelo Instituto Universitário de Ensino – Pólo de São Vicente, e um mestrado em Estudos de Língua Portuguesa pela Universidade Aberta de Portugal, atualmente é professora do ensino básico.
Politicamente, Maria Teresa é uma figura ativa desde 2016, quando foi eleita municipal. Como deputada municipal e Primeira Secretaria do PAICV no concelho da Ribeira Grande, tem sido uma voz contundente contra a desigualdade social, lutando por uma governança mais inclusiva e justa. Também é membro do Conselho Nacional do PAICV e da Comissão Política Regional.
Teresa deixa claro que, “sempre vivi no Concelho da Ribeira Grande, partilho as angústias e os sabores do povo da ilha e do concelho e conheço os desafios e as potencialidades do nosso amado concelho. Foi com profundo sentido de responsabilidade que aceitei o desafio de encabeçar a lista a candidatura a Presidência da Câmara Municipal da Ribeira Grande – Santo Antão, nas eleições autárquicas 2024”.
Maria Teresa em entrevista expõe a sua visão e motivação para se candidatar à presidência da Câmara Municipal. “A Ribeira Grande precisa urgentemente de alternância política, novas ideias e uma nova visão de governança. Estou comprometido em servir o concelho independentemente da cor política ou religiosa, promovendo mudanças que reflitam com certeza na vida dos ribeira-grandenses”, afirmou.
Seu plano de ação inclui investimentos em infraestrutura, incentivo ao empreendedorismo local, melhorias nos serviços públicos e políticas de inclusão social. Ela pretende promover programas de emprego jovem e aproveitar as potencialidades do concelho, como agricultura, pesca, turismo, cultura e desporto.
Entre os desafios que Maria Teresa identifica estão “os problemas habitacionais, o declínio da população, o abandono da memória patrimonial e cultural, a má qualidade da água, o aumento dos preços dos produtos de primeira necessidade, a falta de transparência na gestão pública, a recolha de lixo deficitária e a ausência de ensino superior significativo na região. Ela destaca também a necessidade de um aeroporto em Santo Antão, o alargamento do porto do Porto Novo e o combate aos problemas sociais como a droga, alcoolismo, VBG – Violência Baseada no Género”.
Com o lema “Juntos Pela Mudança”, Maria Teresa acredita que é possível estimular a economia local, gerar empregos, combater a pobreza e promover mais igualdade e justiça social. “Precisamos de uma nova dinâmica e novas ideias para Ribeira Grande. O PAICV já provou ser o melhor partido de Cabo Verde, sempre com um olhar especial para o ser humano e as questões sociais.
“Juntos Pela Mudança é um lema que vai de encontro a realidade, pois o concelho é governado há praticamente 32 anos pelo MPD e praticamente pelas mesmas pessoas. É necessário uma nova dinâmica e novas ideias para Ribeira Grande” aponta.
A candidata do PAICV Ribeira Grande finaliza a entrevista com uma mensagem de esperança e compromisso: “Juntos Pela Mudança é mais do que um lema, é um chamado à ação para todos os cidadãos da Ribeira Grande. Acredito que juntos podemos renovar a esperança, resgatar a dignidade do conceito e trazer um futuro mais próspero e inclusivo para a nossa região.
Maria Teresa da Cruz está pronta para liderar a mudança na Ribeira Grande, contando com o apoio de todos os ribeira-grandenses para uma governança diferente e melhor para todos. “Conto com cada um de vós, rumo à vitória e ao desenvolvimento da Ribeira Grande. Juntos Pela Mudança!” conclui.
Anícia Cabral – Correspondente