Professor detido em Cabo Verde por suspeita de facilitar emigração ilegal para Portugal

Um professor de 49 anos foi detido na quarta-feira, no município do Tarrafal, ilha de Santiago, em Cabo Verde, sob suspeita de envolvimento na falsificação de documentos para obtenção fraudulenta de vistos de longa duração para Portugal.

A detenção resulta de uma investigação iniciada na cidade da Praia e levou à apreensão de diversos documentos e recibos relacionados com a importação de carimbos e selos de instituições públicas e privadas.

O suspeito, que já tinha antecedentes criminais por falsificação de documentos, ficou em prisão preventiva após decisão judicial na sexta-feira.

As autoridades cabo-verdianas intensificaram as investigações sobre redes que atuam no auxílio à emigração ilegal através da obtenção fraudulenta de vistos para Portugal.
O procurador-geral da República, Luís Landim, já havia alertado, no ano passado, para a existência de denúncias que têm ajudado a desmantelar esses esquemas.

A crescente procura por vistos tem favorecido a atuação de intermediários, incluindo empresas que monopolizam o agendamento de pedidos, cobrando valores elevados por um serviço que deveria ser gratuito nos balcões oficiais.

O Ministério Público continua as investigações para responsabilizar todos os envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cabo Verde: José Maria Neves desafia novo Governo a governar com coragem, diálogo e resultados

O Presidente da República, José Maria Neves, afirmou...

0

Cabo Verde: UCID parabeniza novo Governo e pede diálogo e estabilidade

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) felicitou...

0

Cabo Verde: Francisco Carvalho toma posse como Primeiro-Ministro e promete governar com humildade, trabalho e resultados

O novo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Francisco Carvalho,...

0