CPLP e CNUCED assinam memorando para reforçar digitalização e modernização do comércio

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (CNUCED/UNCTAD) assinaram, a 24 de fevereiro de 2026, um Memorando de Entendimento com o objetivo de reforçar a cooperação económica e apoiar a modernização dos sistemas comerciais nos Estados-Membros.

O acordo foi assinado na sede da CPLP, em Lisboa, pela Secretária Executiva da organização, Maria de Fátima Jardim, e pelo chefe do programa ASYCUDA da CNUCED, Renaud Massenet. O memorando pretende dar um novo impulso à colaboração iniciada em 2000 entre as duas instituições.

Entre as principais áreas de cooperação destacam-se:

  • Digitalização do comércio internacional, com reforço das capacidades técnicas dos países membros;
  • Modernização e automatização dos sistemas aduaneiros, através de assistência técnica e reformas institucionais;
  • Partilha de conhecimentos e boas práticas, com foco na diversificação económica e no desenvolvimento sustentável.

Segundo Maria de Fátima Jardim, o memorando representa um passo importante para promover um comércio mais eficiente, instituições mais capacitadas e economias mais competitivas no espaço da CPLP. Já Renaud Massenet sublinhou que a parceria reforça o compromisso comum com a modernização da governação económica e o desenvolvimento sustentável.

A CNUCED, criada em 1964 e sediada em Genebra, tem como missão apoiar os países em desenvolvimento na sua integração na economia global e contribuir para a erradicação da pobreza, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cabo Verde: Encontro Internacional da Crioulidade Atlântica apresentado como “proposta de humanidade” e “de futuro”

O Presidente da República de Cabo Verde, José...

0

Timor-Leste assume liderança dos países menos desenvolvidos em negociações climáticas da ONU

O Presidente da República, José Ramos-Horta, recebeu no...

0

Angola prevê aumentar produção petrolífera com unidade Kaminho

Angola poderá reforçar a sua produção de petróleo...

0