Dia Mundial da Língua Portuguesa comemorado em Coimbra

A Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA) e a Câmara Municipal de Coimbra assinalaram, este domingo, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, data que coincidiu com a celebração do Dia da Mãe. A iniciativa decorreu na Casa da Cidadania da Língua, em Coimbra, Portugal.

O dia começou às 10h com o lançamento do programa “Empreender no Feminino”, realizado em parceria com o Clube de Mulheres de Negócios da CPLP. Este programa visa “capacitar mulheres migrantes, proporcionando-lhes ferramentas para que possam prosperar no mundo do empreendedorismo, reforçando o compromisso com a equidade e o desenvolvimento social”. Esta foi a primeira realização da Comissão Mulheres Lusófonas em Diáspora da Associação Portugal Brasil 200 anos, coordenada por Rijarda Aristóteles.

Às 11h, a escritora Socorro Accioli apresentou a palestra “Oração para Desaparecer: percurso Brasil-Portugal”, na qual se debateu o poder transformador da língua na literatura, refletindo sobre o modo “como as palavras moldam as nossas experiências e perceções”.

Após um almoço livre, às 15h, foi apresentada a programação da Casa da Cidadania da Língua numa mesa redonda com curadores, que exploraram o tema da preservação e inovação linguística, seguida de um momento de poesia. A apresentação teve também uma conversa da série “Gente de cá de de lá”, que contou com a participação do presidente da APBRA, José Manuel Diogo, Maria Bochicchio, do Centro interuniversitário de estudos camonianos da Universidade de Coimbra, do artista visual João Francisco Vilhena, e do animador cultural Carlos Castela.

Às 17h foi inaugurada a exposição “Todos os Voos da Palavra”, pelo artista plástico João Murillo, com acompanhamento de uma performance do grupo de teatro TENTART. 

Segundo os seus organizadores, o evento enfatizou “a riqueza cultural da língua portuguesa e o seu papel na sociedade contemporânea, destacando iniciativas de inclusão e desenvolvimento com especial destaque para o relevante papel das mulheres em todas as transformações sociais”.

Recorde-se que a Casa da Cidadania da Língua é um centro dedicado ao conhecimento e à promoção da língua portuguesa como um vetor de inclusão social e desenvolvimento cultural. Através de programas educativos, exposições e eventos culturais, a Casa procura celebrar e preservar a rica herança linguística que une as comunidades de língua portuguesa espalhadas pelo mundo.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal celebra 51 Anos do 25 de Abril com enfoque na Democracia e Participação Cívica

Portugal celebra 51 Anos do 25 de Abril com enfoque na Democracia e Participação Cívica

Portugal comemora esta quinta-feira, 25 de abril de 2025, o 51.º aniversário da Revolução dos Cravos com uma série de…
China lidera investigação global sobre chips, ultrapassando EUA

China lidera investigação global sobre chips, ultrapassando EUA

As universidades chinesas estão a dominar a investigação mundial sobre conceção e fabrico de chips, segundo um relatório do Observatório…
Rito de encerramento do caixão do Papa Francisco acontece hoje

Rito de encerramento do caixão do Papa Francisco acontece hoje

Esta sexta feira, o Vaticano celebra a cerimónia de encerramento do caixão do Papa Francisco, o que representará o final…
Zimbábue: Ainda há queixas sobre empresas chinesas no sector da mineração 

Zimbábue: Ainda há queixas sobre empresas chinesas no sector da mineração 

Mais uma empresa chinesa no sector de mineração, a Prospect Lithium Zimbabwe, sedeada em Goromonzi, está supostamente envolvida na violação…