A Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA) e a Câmara Municipal de Coimbra assinalaram, este domingo, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, data que coincidiu com a celebração do Dia da Mãe. A iniciativa decorreu na Casa da Cidadania da Língua, em Coimbra, Portugal.
O dia começou às 10h com o lançamento do programa “Empreender no Feminino”, realizado em parceria com o Clube de Mulheres de Negócios da CPLP. Este programa visa “capacitar mulheres migrantes, proporcionando-lhes ferramentas para que possam prosperar no mundo do empreendedorismo, reforçando o compromisso com a equidade e o desenvolvimento social”. Esta foi a primeira realização da Comissão Mulheres Lusófonas em Diáspora da Associação Portugal Brasil 200 anos, coordenada por Rijarda Aristóteles.
Às 11h, a escritora Socorro Accioli apresentou a palestra “Oração para Desaparecer: percurso Brasil-Portugal”, na qual se debateu o poder transformador da língua na literatura, refletindo sobre o modo “como as palavras moldam as nossas experiências e perceções”.
Após um almoço livre, às 15h, foi apresentada a programação da Casa da Cidadania da Língua numa mesa redonda com curadores, que exploraram o tema da preservação e inovação linguística, seguida de um momento de poesia. A apresentação teve também uma conversa da série “Gente de cá de de lá”, que contou com a participação do presidente da APBRA, José Manuel Diogo, Maria Bochicchio, do Centro interuniversitário de estudos camonianos da Universidade de Coimbra, do artista visual João Francisco Vilhena, e do animador cultural Carlos Castela.
Às 17h foi inaugurada a exposição “Todos os Voos da Palavra”, pelo artista plástico João Murillo, com acompanhamento de uma performance do grupo de teatro TENTART.
Segundo os seus organizadores, o evento enfatizou “a riqueza cultural da língua portuguesa e o seu papel na sociedade contemporânea, destacando iniciativas de inclusão e desenvolvimento com especial destaque para o relevante papel das mulheres em todas as transformações sociais”.
Recorde-se que a Casa da Cidadania da Língua é um centro dedicado ao conhecimento e à promoção da língua portuguesa como um vetor de inclusão social e desenvolvimento cultural. Através de programas educativos, exposições e eventos culturais, a Casa procura celebrar e preservar a rica herança linguística que une as comunidades de língua portuguesa espalhadas pelo mundo.
Ígor Lopes