Guiné-Bissau e Senegal reforçam cooperação e relações de boa vizinhança

Os presidentes da Guiné-Bissau e do Senegal manifestaram o compromisso mútuo de fortalecer a cooperação e as relações de boa vizinhança entre os dois países. Neste contexto, o Chefe de Estado senegalês, Bassirou Diomaye Faye, realizou uma visita oficial à Guiné-Bissau a dias 26 e 27 de Maio de 2025, reforçando os laços históricos e estratégicos que unem as duas nações.

Na manhã de segunda-feira, 26 de Maio, o presidente senegalês foi recebido pelo seu homólogo guineense, Umaro Sissoco Embaló, membros do governo e uma multidão que se reuniu na Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria, em Bissau, para saudar a chegada da comitiva presidencial.

Durante a visita foram mantidas várias reuniões bilaterais entre as delegações de ambos os países. Os encontros visam aprofundar a colaboração em áreas como segurança, comércio, educação, saúde e gestão de fronteiras.

A visita ocorre num momento delicado para a sociedade guineense. No último domingo, forças de segurança detiveram vários activistas da sociedade civil durante uma manifestação pacífica, organizada pelos movimentos cívicos Frente Popular e Pó de Terra. O protesto, reprimido pelas autoridades, reacendeu o debate sobre os direitos civis e a liberdade de expressão no país.

Mamandin Indjai

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Eleições Guiné-Bissau: Fernando Dias e Sissoco Embaló travam duelo eleitoral decisivo

Há três meses, nem mesmo os analistas mais...

0

Guiné-Bissau: Inconformados do PAIGC denunciam violação dos estatutos do partido

Um grupo de dirigentes e militantes do Partido...

0

Guiné-Bissau: Fernando Dias critica perseguição étnica e acusa regime de manipulação

O candidato independente afirma que “a verdade sobre...

0